O Hospital Norte Paranaense (HONPAR) promoveu, nos dias 3 e 4 de dezembro, o HONCIP, Simpósio de Ciência, Inovação e Pesquisa que marca o encerramento da formação dos médicos residentes da instituição que fizeram a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Residência Médica, compartilhando conhecimento e resultados das especializações desenvolvidas no HONPAR. Os alunos de Medicina da Faculdade HONPAR e professores do curso de CST Radiologia, também apresentaram trabalhos de iniciação científica. O evento ocorreu no auditório da Faculdade HONPAR, em Arapongas.
Segundo o coordenador da Residência Médica do HONPAR, Leandro Saldivar da Silva, a etapa representa o momento em que os profissionais mostram os resultados dos estudos desenvolvidos durante a especialização. “É quando apresentam suas teses, evidenciando o que aprenderam e aplicaram ao longo do programa”, afirmou.
Na programação do primeiro dia, foram apresentados trabalhos das áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia e Urologia.
No dia seguinte, foi a vez das especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral.
Premiações
Primeiro lugar
*Efeitos do consumo de glúten no sistema nervoso de indivíduos com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca: revisão narrativa estruturada. Os estudantes de Medicina da Faculdade HONPAR autores do projeto são: Antônio Cesar Marson Filho, Isabella Moreira Campezão, Barbara Lorena Concato de Oliveira e Milene Ayumi Bueno. Os professores da Faculdade HONPAR responsáveis pelo projeto no Programa de Pesquisa e Iniciação Científica são: Fabiane Gregório Batistela, Nicole Perugini Stadtlober Janaina Nicolau de Oliveira e Tamirez Flauzino Luz. A professora Larissa Carla Lauer Schneider, é orientadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade HONPAR.
Segundo lugar:
*O uso de modelos didáticos 3D no ensino da embriologia. Os estudantes de medicina da Faculdade HONPAR autores dos projetos são: Janaína Auxiliadora de Castro Silva Gomes, Leandro Augusto Botichelli e Fernando Soares Gozi. A docente do curso de Medicina da Faculdade HONPAR responsável pelo projeto idealizado com os alunos é Larissa Carla Lauer Schneider.
O evento também destacou pesquisas realizadas pelos residentes.
Destaques das pesquisas
Entre os estudos apresentados, o residente Mateus Henrique Aderaldo Amichi analisou o perfil de idosos submetidos à intervenção coronariana percutânea, investigando desfechos clínicos e possíveis implicações para a prática cardiológica.
Já o residente Renan Hélio Sens Leal avaliou o uso de ondansetrona antes de bloqueios de neuroeixo e sua relação com quadros de hipotensão, pesquisa que analisa estratégias preventivas utilizadas em anestesiologia.
Os melhores trabalhos foram reconhecidos e premiados, incluindo um final de semana no Resort Termas de Jurema para os destaques do evento.
Com mais uma edição concluída, o HONCIP fortalece o estímulo à pesquisa com os estudantes de Medicina, com os estudantes de CST Radiologia e aos médicos residentes que concluíram seus trabalhos e dão início a uma nova fase de suas carreiras.







