A fim de promover atividades lúdicas e proporcionar momentos de interação com idosos, os alunos da disciplina de Ética e Bioética do curso de medicina da Faculdade HONPAR realizaram, no sábado (7), a primeira ação do projeto de extensão Bioética em Prática, coordenado pelo professor Alexandre Geraldini, no Asilo Lar São Vicente de Paulo.
Na ocasião, os estudantes prepararam um café da tarde, jogo de bingo, apresentações musicais, com violões e cavaquinho, e oficinas de cuidado, com a promoção, prevenção e educação em saúde bucal da pessoa idosa, com direito a entrega de um kit contendo uma escova e um creme dental. Além disso, os idosos realizaram atividades físicas – alongamentos – e participaram de uma roda de conversa.
O projeto busca qualificar os alunos sobre o dever ético de responsabilidade e comprometimento efetivo na atuação médica através de atividades práticas alinhadas ao aprendizado teórico e humanizado. “O projeto é a exteriorização do ensino em sala de aula voltado para a comunidade e considerando cada particularidade para o aluno retribuir para a sociedade o aprendizado”, esclarece Alexandre Geraldini.
A atividade trouxe à tona valores essenciais para a atuação médica visando bem-estar. “Para os alunos é uma vivência importante sair da faculdade e poder ter o contato direto com as pessoas. É um aprendizado e uma troca de saberes que eu tenho certeza que para eles é muito valioso”, pontua a professora Caroline Pagani.