ASSISTA AO VÍDEO DA CONEP SOBRE COMO SUBMETER PROJETO NA PLATAFORMA BRASIL
(apenas 3:20 minutos)
– Arquivo digital da identidade (RG) escaneada (frente e verso em um único documento);
– Arquivo digital de uma foto do pesquisador (JPG);
– Número do CPF e RG.
– Código de Acesso do Curriculum Lattes ou o Currículo simples (Word – obrigatório)
Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil.
Se desejar, será possível alterar a senha de acesso à Plataforma, a qualquer momento. (aba “Alterar Meus Dados”).
* Lembramos que alunos de graduação não podem coordenar projetos de pesquisa. Entretanto, devem ser cadastrados como pesquisadores participantes e/ou assistentes, à critério do orientador.
Instruções para cadastro na Plataforma Brasil
Outras informações solicitadas na primeira tela: equipe da pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil); assistentes de pesquisa (podem, a critério do pesquisador responsável, ser indicados para proceder ao preenchimento do protocolo na Plataforma) – precisam também estar cadastrados na Plataforma Brasil.
ATENÇÃO: Instituição Proponente = vínculo que o pesquisador possui. (Ex. HONPAR – HOSPITAL NORTE PARANAENSE (CNPJ 04.169.712/0001-90).
ATENÇÃO: Instituição Coparticipante = serviço e ou Instituição onde deverão ser coletados os dados da pesquisa. Deve estar cadastrado na Plataforma Brasil
Na segunda tela, o pesquisador deverá informar se o estudo pertence a alguma área temática especial, a grande área de conhecimento, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.
Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma dessas áreas, este será automaticamente enviado à CONEP, após aprovação do CEP e deverá aguardar permissão para iniciar a pesquisa.
Na terceira tela, serão solicitados dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e palavras-chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica serão solicitados adicionalmente os seguintes dados: se o estudo é experimental ou observacional, a que fase pertence, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo e período de washout.
Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário (geral), objetivos secundários (específicos), metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam).
Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário tem limites de caracteres. Assim, ao final da submissão, o pesquisador deve anexar ao sistema o arquivo contendo o projeto completo em word.
– Lembramos que a inserção do projeto de pesquisa, na íntegra, na Plataforma, não substitui a obrigatoriedade do preenchimento, na íntegra, dos campos, elencados acima, na Plataforma Brasil.
– Na Plataforma os itens elencados com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
Na quinta tela, o pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta é positiva será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não (em caso positivo serão solicitados os nomes dos centros participantes), adição de instituição coparticipante.
O pesquisador deverá informar se solicita ou não dispensa do TCLE (em caso positivo, deverá incluir justificativa). Nesta tela deverá ser informado ainda o cronograma de execução (contendo todas as etapas da pesquisa), o orçamento (que não pode ser R$0,00) e a bibliografia do estudo.
Neste ponto, o pesquisador deve clicar em “imprimir folha de rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada, carimbada, escaneada e anexada à PLATAFORMA BRASIL.
ATENÇÃO: A assinatura referente à Instituição Proponente na Folha de Rosto: para pesquisas do docente, o Chefe de Departamento deverá assinar; – para projetos de pós-graduação (stricto e lato sensu) o coordenador da referida pós-graduação é quem deverá assinar; – no caso de TCC, deve ser do Coordenador do Colegiado. **Atentem-se para conflitos éticos (se o orientador é também o coordenador, a vice coordenação é quem deve assinar)
O pesquisador deve anexar também, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o instrumento de coleta de dados separados. O TCLE precisa obrigatoriamente ser anexado em um arquivo separado, mas o instrumento de coleta de dados poderá ser anexado juntamente com o projeto (versão na íntegra).
Qualquer outro documento apresentado pelo pesquisador, também deverá ser assinado, escaneado e anexado (com devida identificação) ao sistema. Para fazer o “upload” dos arquivos é necessário especificar o tipo de arquivo, selecionar o arquivo e clicar em adicionar.
Na sexta tela, o pesquisador informará sobre a necessidade de manter sigilo do projeto de pesquisa e qual o prazo para manutenção desse sigilo.
Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o compromisso geral (ref. Resolução 466/12 e Resolução 510/2016). Sem esse procedimento de aceite, o projeto não poderá ser enviado.
Após o envio, o projeto poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP, no prazo máximo de 10 dias. Se for rejeitado, na página da Plataforma Brasil é informado o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.). Se for aceito, a situação na Plataforma do projeto de pesquisa aparecerá, para o pesquisador, como ENCAMINHADO PARA RELATORIA e inicia-se a contagem de tempo máximo de 30 dias para avaliação por este CEP. Caso necessite ser aprovado pela CONEP também o tempo máximo pode exceder 90 dias.
Projetos de outras instituições sem CEPs cadastrados no sistema:
– Quando o pesquisador clicar em “Enviar o projeto”, os projetos serão enviados diretamente à CONEP e é a CONEP quem decidirá qual CEP apreciará o projeto.