Faculdade Honpar

Apresentação de projetos​

Apresentação de projetos

ASSISTA AO VÍDEO DA CONEP SOBRE COMO SUBMETER PROJETO NA PLATAFORMA BRASIL
(apenas 3:20 minutos) 

  1. O pesquisador deve se cadastrar no site Plataforma Brasil. Para realizar o cadastro é necessário ter em mãos:

    – Arquivo digital da identidade (RG) escaneada (frente e verso em um único documento);
    – Arquivo digital de uma foto do pesquisador (JPG);
    – Número do CPF e RG.
    – Código de Acesso do Curriculum Lattes ou o Currículo simples (Word – obrigatório)

  2. Após preencher o cadastro, o pesquisador receberá um e-mail contendo uma senha e informações sobre o acesso à Plataforma Brasil.

    Se desejar, será possível alterar a senha de acesso à Plataforma, a qualquer momento.  (aba “Alterar Meus Dados”).

    * Lembramos que alunos de graduação não podem coordenar projetos de pesquisa. Entretanto, devem ser cadastrados como pesquisadores participantes e/ou assistentes, à critério do orientador.

Instruções para cadastro na Plataforma Brasil

 

  1. Acesse o sistema na Plataforma Brasil e clique na aba Pesquisador
  2. Clique no menu Cadastros e no submenu Solicitar Cadastro de Instituição
  3. Clique na opção “Adicionar Nova Solicitação
  4. Preencha os dados solicitados no formulário e na pergunta “Esta instituição é vinculada a outra instituição” marque a opção SIM e clique na opção “Buscar Instituição
  5. Informe o CNPJ da Instituição ao qual deseja vincular e clique em “Pesquisar
  6. Selecione a instituição deseja clicando no ícone lápis
  7. Prossiga com o cadastro da unidade/órgão, preenchendo os dados solicitados e por fim clique em “Salvar
  8. Feito isso, sua solicitação será encaminhada para avaliação dos administradores do sistema. O prazo é de até 5 dias para aprovação. Após a aprovação, a referida instituição estará disponível no sistema.
 
Instruções e Procedimentos para cadastro da pesquisa junto à Plataforma Brasil
 
  1. Acesse a Plataforma Brasil com seu e-mail de acesso e senha.
  2. Antes de iniciar o cadastro da Pesquisa, o pesquisador deve cadastrar as Instituições que deverão fazer parte da sua pesquisa. Orientações básicas para solicitação de Cadastro de Instituição.
  3. Para submeter um protocolo de pesquisa clique em “Nova Submissão”. O preenchimento de todos os itens elencados em cada página é critério indispensável para prosseguir à página seguinte.
  4. Na primeira tela, o pesquisador deverá responder a pergunta inicial:  se há o envolvimento de seres humanos na pesquisa (de forma direta ou indireta).  Só se conseguirá avançar, caso a resposta a esta pergunta seja “sim”.

    Outras informações solicitadas na primeira tela: equipe da pesquisa (toda a equipe de pesquisa deve estar cadastrada na Plataforma Brasil); assistentes de pesquisa (podem, a critério do pesquisador responsável, ser indicados para proceder ao preenchimento do protocolo na Plataforma) – precisam também estar cadastrados na Plataforma Brasil.

    ATENÇÃO
    : Instituição Proponente = vínculo que o pesquisador possui. (Ex. HONPAR – HOSPITAL NORTE PARANAENSE (CNPJ 04.169.712/0001-90).
    ATENÇÃO: Instituição Coparticipante = serviço e ou Instituição onde deverão ser coletados os dados da pesquisa. Deve estar cadastrado na Plataforma Brasil 

  5. Na segunda tela, o pesquisador deverá informar se o estudo pertence a alguma área temática especial, a grande área de conhecimento, o propósito do estudo, o título da pesquisa, quem será o pesquisador principal e quem deverá ser contatado pelo sistema para receber as informações necessárias.

    Tenha muita atenção para preencher esses dados corretamente, pois se seu projeto não pertencer a nenhuma das áreas especiais e você enquadrá-lo equivocadamente em uma dessas áreas, este será automaticamente enviado à CONEP, após aprovação do CEP e deverá aguardar permissão para iniciar a pesquisa. 

  6. Na terceira tela, serão solicitados dados referentes ao desenho do estudo, ao apoio financeiro (se próprio ou agência de financiamento) e palavras-chave (que serão adicionadas uma a uma). Se for uma pesquisa clínica serão solicitados adicionalmente os seguintes dados: se o estudo é experimental ou observacional, a que fase pertence, CID, descritores, natureza da intervenção, uso de placebo e período de washout.

  7. Na quarta tela, o pesquisador informará introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário (geral), objetivos secundários (específicos), metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário, desfecho secundário, tamanho da amostra, data do primeiro recrutamento e países de recrutamento (em casos em que essas informações se aplicam). 

    Os campos introdução, resumo, hipóteses, objetivo primário, objetivos secundários, metodologia, critérios de inclusão e exclusão, riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, desfecho primário e desfecho secundário tem limites de caracteres. Assim, ao final da submissão, o pesquisador deve anexar ao sistema o arquivo contendo o projeto completo em word.

    – Lembramos que a inserção do projeto de pesquisa, na íntegra, na Plataforma, não substitui a obrigatoriedade do preenchimento, na íntegra, dos campos, elencados acima, na Plataforma Brasil.
    – Na Plataforma os itens elencados com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.

  8. Na quinta tela, o pesquisador informará se usará ou não prontuários (se a resposta é positiva será solicitado maior detalhamento sobre esse acesso), o número de indivíduos que serão abordados pessoalmente, recrutados ou que sofrerão algum tipo de intervenção, o número de grupos em que os indivíduos serão divididos, se o estudo é multicêntrico ou não (em caso positivo serão solicitados os nomes dos centros participantes), adição de instituição coparticipante.

    O pesquisador deverá informar se solicita ou não dispensa do
    TCLE (em caso positivo, deverá incluir justificativa).  Nesta tela deverá ser informado ainda o cronograma de execução (contendo todas as etapas da pesquisa), o orçamento (que não pode ser R$0,00) e a bibliografia do estudo.

    Neste ponto, o pesquisador deve clicar em “imprimir folha de rosto” e a folha será gerada. A folha de rosto gerada deverá ser impressa, assinada, carimbada, escaneada e anexada à PLATAFORMA BRASIL.  

    ATENÇÃO
    : A assinatura referente à Instituição Proponente na Folha de Rosto: para pesquisas do docente, o Chefe de Departamento deverá assinar; – para projetos de pós-graduação (stricto e lato sensu) o coordenador da referida pós-graduação é quem deverá assinar; – no caso de TCC, deve ser do Coordenador do Colegiado. **Atentem-se para conflitos éticos (se o orientador é também o coordenador, a vice coordenação é quem deve assinar)

    O pesquisador deve anexar também, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o instrumento de coleta de dados separados.
    O TCLE precisa obrigatoriamente ser anexado em um arquivo separado, mas o instrumento de coleta de dados poderá ser anexado juntamente com o projeto (versão na íntegra).

    Qualquer outro documento apresentado pelo pesquisador, também deverá ser assinado, escaneado e anexado (com devida identificação) ao sistema. Para fazer o “upload” dos arquivos é necessário especificar o tipo de arquivo, selecionar o arquivo e clicar em adicionar.

    Na sexta tela, o pesquisador informará sobre a necessidade de manter sigilo do projeto de pesquisa e qual o prazo para manutenção desse sigilo.

    Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o compromisso geral (ref. Resolução 466/12 e Resolução 510/2016).  Sem esse procedimento de aceite, o projeto não poderá ser enviado. 

    Após o envio, o projeto poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP, no prazo máximo de 10 dias. Se for rejeitado, na página da Plataforma Brasil é informado o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.). Se for aceito, a situação na Plataforma do projeto de pesquisa aparecerá, para o pesquisador, como ENCAMINHADO PARA RELATORIA e inicia-se a contagem de tempo máximo de 30 dias para avaliação por este CEP. Caso necessite ser aprovado pela CONEP também o tempo máximo pode exceder 90 dias.

    Projetos de outras instituições sem CEPs cadastrados no sistema:

    – Quando o pesquisador clicar em “
    Enviar o projeto”, os projetos serão enviados diretamente à CONEP e é a CONEP quem decidirá qual CEP apreciará o projeto.

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