Núcleos de apoio

Estrutura de apoio ao discente

Na Faculdade HONPAR, acreditamos que a formação acadêmica vai além da sala de aula. Por isso, disponibilizamos uma estrutura completa de programas, serviços e ações de apoio ao discente, pensada para acompanhar e fortalecer a trajetória dos nossos estudantes durante toda a graduação.

Programas e serviços

Coordenação de Curso

Responsável pela organização administrativa, didático-pedagógica e científica do curso sob a sua gestão. Conduz a execução dos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao curso de graduação.

Central de Relacionamento com o discente, oferecendo em um só local diversos serviços de relacionamento com a instituição, como secretaria, protocolo, financeiro dentre outros. O setor realiza atendimento presencial, telefônico e remoto aos discentes.

Possui como objetivo facilitar a inserção do acadêmico na instituição, atendendo-o e dando encaminhamento a todas as suas necessidades acadêmicas. O NAP é composto por uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos necessários para atender aos alunos nas suas demandas e direitos. Compete ao NAP receber os requerimentos para atendimento especial aos acadêmicos com deficiência para os devidos encaminhamentos.

Atua no acolhimento do acadêmico no seu ingresso na Faculdade e oferece suporte em suas necessidades de adaptação à vida acadêmica. Juntamente com o Núcleo de Acessibilidade, auxilia no atendimento especializado de discentes PCD. Auxilia também no apoio psicológico, atendendo, acompanhando e encaminhando discentes em sofrimento psíquico e estresse situacional.

Também atua como instrumento de ajuda, apoio e aconselhamento aos alunos, com foco nas questões relacionadas à religiosidade e espiritualidade.

Comissão permanente que atua para assegurar a política institucional de acessibilidade e a promoção de acessibilidade em todos os âmbitos. Oferece atendimento aos discentes com deficiência e atua na interface com outros setores da Faculdade. Providencia intérpretes de LIBRAS, ledores e recursos de tecnologias assistivas específicas, além de propor outras ações que atendam demandas específicas por eles apresentadas.

O Programa de Nivelamento oferece cursos aos acadêmicos com o objetivo de propiciar conhecimentos básicos para os estudos universitários, além de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês instrumental e Normas da ABNT. Para mais informações quanto à oferta dos cursos favor entrar em contato com a coordenação e/ou secretaria do curso.

Constitui-se na avaliação somativa focada no acadêmico já formado e sua interação com o mercado de trabalho. O programa busca informações sobre condições de trabalho e de renda, campo de atuação profissional e a avaliação que ele faz da Instituição e do curso enquanto egresso, bem como suas expectativas quanto à Educação Continuada, além de constituir-se em um canal de comunicação entre o egresso e a Faculdade.

O discente tem acesso ao serviço de Ouvidoria Institucional, que é um espaço de diálogo e de entendimento entre os interesses e necessidades individuais e as diretrizes institucionais. Oferece atendimento presencial, por telefone, e-mail ou pelo portal do acadêmico. 

Os discentes são encorajados a se organizarem por meio do Centro Acadêmico, que possui estatuto próprio de funcionamento. Seus membros, eleitos pela comunidade acadêmica, terão acesso direto à coordenação do curso e são um canal adicional para sugestão de mudanças e ajustes institucionais. Além disso, a atlética, em parceria com os demais núcleos de apoio, promove atividades esportivas.

Coordenação de Curso

Responsável pela organização administrativa, didático-pedagógica e científica do curso sob a sua gestão. Conduz a execução dos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao curso de graduação.

Secretaria Acadêmica

Central de Relacionamento com o discente, oferecendo em um só local diversos serviços de relacionamento com a instituição, como secretaria, protocolo, financeiro dentre outros. O setor realiza atendimento presencial, telefônico e remoto aos discentes.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP)

Possui como objetivo facilitar a inserção do acadêmico na instituição, atendendo-o e dando encaminhamento a todas as suas necessidades acadêmicas. O NAP é composto por uma equipe multidisciplinar, com conhecimentos necessários para atender aos alunos nas suas demandas e direitos. Compete ao NAP receber os requerimentos para atendimento especial aos acadêmicos com deficiência para os devidos encaminhamentos.

Núcleo de Apoio ao Discente (NAD)

Atua no acolhimento do acadêmico no seu ingresso na Faculdade e oferece suporte em suas necessidades de adaptação à vida acadêmica. Juntamente com o Núcleo de Acessibilidade, auxilia no atendimento especializado de discentes PCD. Auxilia também no apoio psicológico, atendendo, acompanhando e encaminhando discentes em sofrimento psíquico e estresse situacional.

Capelania

Também atua como instrumento de ajuda, apoio e aconselhamento aos alunos, com foco nas questões relacionadas à religiosidade e espiritualidade.

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA)

Comissão permanente que atua para assegurar a política institucional de acessibilidade e a promoção de acessibilidade em todos os âmbitos. Oferece atendimento aos discentes com deficiência e atua na interface com outros setores da Faculdade. Providencia intérpretes de LIBRAS, ledores e recursos de tecnologias assistivas específicas, além de propor outras ações que atendam demandas específicas por eles apresentadas.

Programa de Nivelamento

O Programa de Nivelamento oferece cursos aos acadêmicos com o objetivo de propiciar conhecimentos básicos para os estudos universitários, além de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês instrumental e Normas da ABNT. Para mais informações quanto à oferta dos cursos favor entrar em contato com a coordenação e/ou secretaria do curso.

Programa de Acompanhamento de Egressos

Constitui-se na avaliação somativa focada no acadêmico já formado e sua interação com o mercado de trabalho. O programa busca informações sobre condições de trabalho e de renda, campo de atuação profissional e a avaliação que ele faz da Instituição e do curso enquanto egresso, bem como suas expectativas quanto à Educação Continuada, além de constituir-se em um canal de comunicação entre o egresso e a Faculdade.

Ouvidoria

O discente tem acesso ao serviço de Ouvidoria Institucional, que é um espaço de diálogo e de entendimento entre os interesses e necessidades individuais e as diretrizes institucionais. Oferece atendimento presencial, por telefone, e-mail ou pelo portal do acadêmico. 

Centro Acadêmico e Atlética

Os discentes são encorajados a se organizarem por meio do Centro Acadêmico, que possui estatuto próprio de funcionamento. Seus membros, eleitos pela comunidade acadêmica, terão acesso direto à coordenação do curso e são um canal adicional para sugestão de mudanças e ajustes institucionais. Além disso, a atlética, em parceria com os demais núcleos de apoio, promove atividades esportivas.