Alunos do curso de Medicina da Faculdade HONPAR participaram de uma ação especial no Centro de Convivência Feliz Idade (CCI), em Arapongas, promovida pelo projeto de extensão Humaniza-Ação. Em uma tarde dedicada ao cuidado, à empatia e à troca de experiências, os estudantes recepcionaram os idosos com carinho e ofereceram diversas atividades de saúde, cultura e lazer.
Entre as ações desenvolvidas estavam a aferição de pressão arterial, orientações de saúde, apresentações musicais com coral e flauta, além de oficinas de pintura e trabalhos manuais. Mais do que momentos de atenção e cuidado, a atividade proporcionou uma vivência fraterna entre gerações, valorizando o contato humano e o olhar sensível para as necessidades da população idosa.
“Nosso objetivo principal foi o desenvolvimento desse olhar atento de humanizado, de acolhimento. porque no futuro, serão médicos, e terão esta sensibilidade” – explica a professora Polluana Dutra, coordenadora da ação.
A ação também teve um papel educativo importante para os alunos, ao promover o contato direto com uma realidade social que muitas vezes é invisibilizada. Realizada no mês do Junho Violeta, campanha que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), a iniciativa reforça o compromisso da Faculdade HONPAR com uma formação médica humanizada e atenta às questões sociais.
“Participar desse momento foi muito mais que uma oportunidade, foi um aprendizado acadêmico, um encontro de gerações, de conversa e de cuidado, na medicina se aprende muito sobre diagnóstico e tratamento, mas é esse contato humano, essa é uma experiência incrível, que quero levar pra todo minha vida” – conta a estudante de medicina Priscilla Manduca.
A data, instituída pela ONU em 2011, busca sensibilizar a sociedade sobre todas as formas de violência – física, psicológica, financeira ou negligência – sofridas por pessoas idosas.
















