A Faculdade HONPAR foi desenhado de forma presencial, valorizando o contato próximo entre docente e discente. As atividades são realizadas durante a semana em turno integral (manhã, tarde e noite) no curso de Medicina ou por período, de segunda-feira a sexta-feira com eventuais atividades aos sábados (principalmente avaliações e atividades de extensão) para o curso de Radiologia (tecnológico). As aulas e estágios em um dos endereços do HONPAR ou em unidades de saúde conveniadas (UBS, UPA, CAPES e outros serviços públicos):
Av. Gaturamo, 1600
Jardim Primavera
CEP 86702-525
Arapongas - PR
Av. Garça Boiadeira, 2000
Jardim Paraná
CEP 86712-520
Arapongas - PR
As atividades integradoras e unidades curriculares horizontais são aquelas que transitam entre as unidades curriculares, áreas de conhecimento e conteúdos curriculares, fomentando a interligação de saberes e práticas do curso.
As unidades curriculares horizontais em Prática Profissional envolvem aspectos pertinentes ao cuidado em diferentes cenários e níveis de atendimento, além de reforçar as habilidades necessárias para educação e promoção à saúde e o raciocínio clínico integrado.
O segundo eixo horizontal envolve a Formação Humanística do profissional médico, abordando questões étnico-raciais, de pluralidade cultural, respeito à orientação sexual, direitos humanos e educação ambiental, além dos aspectos tecnológicos e inovações. Há também um grande enfoque acadêmico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento médico.
São consideradas atividades integradoras todas aquelas nas quais estejam sendo mobilizados e integrados conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que envolvam duas ou mais unidades curriculares, criando associações que enriqueçam as habilidades de resolução de situações-problema com foco no conhecimento.
São considerados projetos e práticas de extensão os serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Devem ser organizadas a partir da sala de aula com a participação efetiva dos professores, sendo desenvolvidas por estes junto aos seus alunos com partilha das responsabilidades. Os projetos devem possuir como objetivo a integração entre a academia e a comunidade e/ou o estudo aprofundado de temas pouco abordados durante a graduação. São exemplos dessas atividades: projetos de pesquisa, cursos de extensão, projetos de estudo orientado, seminários acadêmicos, jornadas científicas, semanas acadêmicas, mostra de trabalhos de conclusão de curso, visitas técnicas, gincanas de conhecimento e projetos de voluntariado.
As principais metodologias utilizadas durante o curso são:
O estágio é uma atividade obrigatória de treinamento em serviço. A Faculdade HONPAR possui como grande diferencial oferecer hospital próprio aos seus alunos, o Hospital Norte Paranaense (HONPAR).
O hospital oferece programas de residência médica em várias áreas, além de cursos de especialização multiprofissionais, proporcionando ao interno a oportunidade de acompanhar os residentes em sua formação em uma troca mútua de conhecimentos teóricos e práticos.
O internato, realizado sob supervisão direta dos docentes da própria Faculdade, além de preceptores pertencentes à própria instituição (HONPAR) e às instituições conveniadas, compreende atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao discente pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, como uma complementação do ensino.
Para poder iniciar o internato é necessário que o aluno:
Quando do ingresso ao internato, a instituição disponibilizará aos seus discentes o Manual de Normas e Procedimentos para Estágio Curricular, conjunto de requisitos e princípios para orientar toda a sistemática e a realização do estágio.
O estágio…
As atividades complementares são caracterizadas pelo aproveitamento de conhecimentos adquiridos por meio de estudos e de práticas independentes presenciais, tais como ligas acadêmicas, monitorias, estágios extracurriculares, programas de iniciação científica ou de extensão, eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras), voluntariado, cursos realizados em outras áreas e demais atividades pertinentes à formação integral do discente, sendo componente curricular obrigatório.
São responsabilidades do acadêmico:
A documentação a ser apresentada deverá estar devidamente legitimada pela Instituição Emitente com assinatura digital ou manual válidas, descrição da atividade realizada e especificação de carga horária e período de execução.
O Programa de Monitorias visa favorecer a participação dos alunos na execução de projetos de ensino e na vida acadêmica, além de incentivar a melhoria no processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos alunos da unidade curricular.
A monitoria estabelece práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, além de despertar o interesse pela docência e possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas conforme as normas estabelecidas na legislação pertinente.
Para participar do Programa de Monitoria serão disponibilizados editais semestrais com regras para o ingresso. Mais informações sobre esse processo são fornecidas pela coordenação do curso.
O acadêmico que se encontre em situação de abandono (por não ter renovado sua matrícula) ou trancamento, com a existência de vaga, poderá, mediante solicitação na Secretaria Acadêmica, requerer o seu retorno aos estudos. A conclusão da solicitação será possível somente se (a) houver disponibilidade de vagas no período desejado; (b) suas situações acadêmica e financeira estiverem regularizadas; e (C) for realizada dentro do prazo previsto pelo calendário acadêmico. Adicionalmente, o aluno deve estar ciente de que retornará aos estudos na matriz curricular vigente no curso, o que pode acarretar a necessidade de matrícula em unidades curriculares adicionais.
Todo acadêmico poderá requerer o aproveitamento de unidade curriculares cursadas em outra Instituição de Ensino Superior ou em outro curso em nossa instituição. O aproveitamento de estudos por Processo de Transferência deverá ser requerido na Secretaria Acadêmica por meio de protocolo específico, dentro do período estabelecido em Calendário Acadêmico.
O acatamento da validação das unidades curriculares será definido pela coordenação do curso. Serão aceitas as solicitações apenas se as competências e a carga horária da unidade curricular cursada coincidirem totalmente com as da unidade curricular prevista em matriz. A coordenação acadêmica possui o prazo de 15 (quinze) dias úteis para realizar a análise. Caso o acadêmico considere que houve omissão ou erro de avaliação quanto à análise do aproveitamento de estudos, ele poderá recorrer da decisão mediante novo protocolo junto à secretaria acadêmica no prazo de 48 horas.
Não será aceita solicitação de aproveitamento de estudos (a) extemporânea, (b) para unidades curriculares realizadas na condição de aluno ouvinte, extraordinário ou especial, (c) em situação de pendência judicial na instituição em que foram cursadas as unidades curriculares ou (d) em curso de estabelecimento não reconhecido pelo MEC.
Caso seja concedido aproveitamento de estudos para uma unidade curricular em que o acadêmico já esteja matriculado, ela será automaticamente registrada no histórico do acadêmico. Nesse caso não haverá restituição de valores até então pagos.
A Lei n. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, art. 47, parágrafo 4º, prevê a obrigatoriedade de frequência dos acadêmicos, para fins de aprovação.
Para estar apto à aprovação em qualquer unidade, o acadêmico deverá ter presença mínima de 75% nas atividades programadas, com exceção para o internato, que exige presença de 100% das atividades (excetuando-se faltas justificadas — nesses casos é necessário repor a carga horária perdida). Não é permitido o abono de faltas, inclusive com atestado médico, excetuando-se os casos especiais explicados no item 2.8. Qualquer outra declaração apenas justifica a ausência do acadêmico.
Em caso de falta JUSTIFICADA em unidades com avaliações formativas a nota passará a ser composta pela média das demais atividades das quais o aluno participou. Em caso de falta NÃO JUSTIFICADA, a nota da atividade no dia com falta será atribuída como 0,00 (zero).
Após toda avaliação realizada é direito do aluno o acesso à mesma para conferência e questionamento da correção realizada pelo professor. Quando houver discordância quanto à nota atribuída pela avaliação, é facultado ao acadêmico o pedido de revisão de notas das avaliações (parciais ou institucionais) e/ou frequência.
A solicitação de revisão das notas individuais de cada avaliação deve ser realizada diretamente com o professor que aplicou a avaliação em até 24 horas úteis após o lançamento da nota no sistema Web Aluno ou da apresentação da mesma durante revisão de prova, o que ocorrer antes. A solicitação de revisão de notas finais e/ou frequências deverá ocorrer conforme o prazo estabelecido no calendário acadêmico, mediante requerimento via portal Web Aluno.
Ressaltamos que na área da saúde a quantidade de informações presentes sobre um determinado tema é imensa e muitas vezes discordante. Sendo assim, só serão aceitas como referências plausíveis para questionar o resultado de uma avaliação somativa as informações presentes (a) na bibliografia recomendada de cada unidade curricular, (b) na bibliografia complementar de cada unidade curricular, (c) em outras bibliografias apresentadas pelo professor durante a aula, que devem estar devidamente referenciadas e disponíveis aos alunos, ou (d) em bibliografias ou textos postados no mural do Google Classroom ou no sistema Web Aluno. Em nenhuma hipótese o docente ou a coordenação do curso são obrigados a aceitar referências não contempladas acima nas revisões de notas.
Caso o aluno tenha alguma divergência científica quanto ao conteúdo apresentado em sala de aula ou durante as discussões, ele é encorajado a compartilhar o conteúdo com os demais alunos e o docente antes da realização das avaliações para ele possa ser incluído na bibliografia da unidade curricular ou anexada ao mural do Google Classroom.
O rendimento acadêmico é o resultado do processo avaliativo do aluno. Ele é composto por avaliações formativas, realizadas ao longo das aulas, e por avaliações somativas.
Cada unidade curricular terá uma nota máxima de 10,00 (dez) pontos. Será considerado aprovado na unidade curricular aquele que obtiver média igual ou superior a 7,00 (sete) pontos. A nota de cada unidade curricular será composta pela média entre a média obtida nas avaliações formativas e aquela obtida nas somativas.
Caso o aluno não atinja a média mínima para aprovação, será oferecida uma avaliação substitutiva, explicada em seguida. Persistindo a média inferior à mínima para aprovação, o aluno estará com pendência na unidade, devendo matricular-se na mesma em um semestre subsequente. Todos os casos pertinentes serão avaliados pelo Conselho de Classe.
Ao longo do desenvolvimento das unidades curriculares serão realizadas atividades avaliativas elaboradas e aplicadas pelo(s) professor(es) regente(s) da unidade curricular conforme a metodologia aplicada em sala de aula:
Além disso, poderão ser desenvolvidas outras atividades ativas que podem ser utilizadas para avaliação, como quizzes/questionários, think-pair-share, competições, debates e seminários.
Serão realizadas duas avaliações somativas por unidade curricular, elaboradas pelos professores com base no conteúdo discutido e nas referências bibliográficas indicadas. As provas, individuais, ocorrerão conforme o calendário acadêmico, em data e horário definidos pela coordenação, com divulgação nos canais institucionais. As avaliações incluirão questões objetivas e discursivas, seguindo os critérios da Unidade Curricular e normas específicas. Não será permitida tolerância de atraso, e os alunos deverão permanecer na sala até a entrega ou finalização digital da prova, assinando a lista de presença.
No dia da avaliação, não será permitido o uso de aparelhos eletroeletrônicos, salvo aqueles essenciais para a saúde, que poderão ser inspecionados. Os demais dispositivos devem permanecer desligados e guardados. As provas devem ser feitas com caneta esferográfica azul escura ou preta, sendo vedado o uso de canetas apagáveis. Lápis podem ser usados para rascunho, mas questões respondidas a lápis não serão consideradas. Qualquer tentativa de fraude, comunicação indevida ou manipulação de objetos não autorizados resultará na anulação da prova. As salas são monitoradas por vídeo para garantir a segurança e integridade do processo avaliativo.
A avaliação em 2ª chamada é concedida ao acadêmico que faltar à avaliação somativa. Será realizada no prazo estabelecido em Calendário Acadêmico, devendo ser requerida junto à Secretaria Acadêmica no período determinado em Calendário Acadêmico.
O aluno somente estará apto a realizar a avaliação após pagamento da taxa referente ao serviço para cada avaliação perdida e justificativa do motivo da falta por formulário específico. Isenções do pagamento da taxa serão analisadas caso a caso pela coordenação do curso conforme a lei aplicável.
A avaliação substitutiva é uma avaliação especial contendo todo o conteúdo programático da unidade curricular a ser realizada em período previsto no Calendário Acadêmico. Essa avaliação substitui a média obtida nas avaliações somativas (ou seja, não influi na média obtida nas atividades avaliativas formativas).
Sendo assim, só terão a possibilidade de realizar uma avaliação substitutiva os acadêmicos que obtiverem média final inferior a 7,00 (sete) e uma média superior a 4,00 (quatro) nas avaliações formativas.
Independentemente da nota obtida na avaliação substitutiva, a média final máxima que poderá ser obtida após a realização da prova será 7,00 (sete), exceto caso a avaliação substitutiva seja realizada por motivo de doença ou outro motivo justificado que leve à ausência do aluno na avaliação de 2ª chamada.
A avaliação substitutiva é uma avaliação especial contendo todo o conteúdo programático da unidade curricular a ser realizada em período previsto no Calendário Acadêmico. Essa avaliação substitui a média obtida nas avaliações somativas (ou seja, não influi na média obtida nas atividades avaliativas formativas).
Sendo assim, só terão a possibilidade de realizar uma avaliação substitutiva os acadêmicos que obtiverem média final inferior a 7,00 (sete) e uma média superior a 4,00 (quatro) nas avaliações formativas.
Independentemente da nota obtida na avaliação substitutiva, a média final máxima que poderá ser obtida após a realização da prova será 7,00 (sete), exceto caso a avaliação substitutiva seja realizada por motivo de doença ou outro motivo justificado que leve à ausência do aluno na avaliação de 2ª chamada.
O estágio é uma atividade obrigatória de treinamento em serviço. A Faculdade HONPAR possui como grande diferencial oferecer hospital próprio aos seus alunos, o Hospital Norte Paranaense (HONPAR).
O hospital oferece programas de residência médica em várias áreas, além de cursos de especialização multiprofissionais, proporcionando ao interno a oportunidade de acompanhar os residentes em sua formação em uma troca mútua de conhecimentos teóricos e práticos.
O internato, realizado sob supervisão direta dos docentes da própria Faculdade, além de preceptores pertencentes à própria instituição (HONPAR) e às instituições conveniadas, compreende atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao discente pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, como uma complementação do ensino.
Para poder iniciar o internato é necessário que o aluno:
Quando do ingresso ao internato, a instituição disponibilizará aos seus discentes o Manual de Normas e Procedimentos para Estágio Curricular, conjunto de requisitos e princípios para orientar toda a sistemática e a realização do estágio.
O estágio…
As atividades complementares são caracterizadas pelo aproveitamento de conhecimentos adquiridos por meio de estudos e de práticas independentes presenciais, tais como ligas acadêmicas, monitorias, estágios extracurriculares, programas de iniciação científica ou de extensão, eventos acadêmicos (seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras), voluntariado, cursos realizados em outras áreas e demais atividades pertinentes à formação integral do discente, sendo componente curricular obrigatório.
São responsabilidades do acadêmico:
A documentação a ser apresentada deverá estar devidamente legitimada pela Instituição Emitente com assinatura digital ou manual válidas, descrição da atividade realizada e especificação de carga horária e período de execução.
O Programa de Monitorias visa favorecer a participação dos alunos na execução de projetos de ensino e na vida acadêmica, além de incentivar a melhoria no processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos alunos da unidade curricular.
A monitoria estabelece práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, além de despertar o interesse pela docência e possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas conforme as normas estabelecidas na legislação pertinente.
Para participar do Programa de Monitoria serão disponibilizados editais semestrais com regras para o ingresso. Mais informações sobre esse processo são fornecidas pela coordenação do curso.
O acadêmico que se encontre em situação de abandono (por não ter renovado sua matrícula) ou trancamento, com a existência de vaga, poderá, mediante solicitação na Secretaria Acadêmica, requerer o seu retorno aos estudos. A conclusão da solicitação será possível somente se (a) houver disponibilidade de vagas no período desejado; (b) suas situações acadêmica e financeira estiverem regularizadas; e (C) for realizada dentro do prazo previsto pelo calendário acadêmico. Adicionalmente, o aluno deve estar ciente de que retornará aos estudos na matriz curricular vigente no curso, o que pode acarretar a necessidade de matrícula em unidades curriculares adicionais.
Todo acadêmico poderá requerer o aproveitamento de unidade curriculares cursadas em outra Instituição de Ensino Superior ou em outro curso em nossa instituição. O aproveitamento de estudos por Processo de Transferência deverá ser requerido na Secretaria Acadêmica por meio de protocolo específico, dentro do período estabelecido em Calendário Acadêmico.
O acatamento da validação das unidades curriculares será definido pela coordenação do curso. Serão aceitas as solicitações apenas se as competências e a carga horária da unidade curricular cursada coincidirem totalmente com as da unidade curricular prevista em matriz. A coordenação acadêmica possui o prazo de 15 (quinze) dias úteis para realizar a análise. Caso o acadêmico considere que houve omissão ou erro de avaliação quanto à análise do aproveitamento de estudos, ele poderá recorrer da decisão mediante novo protocolo junto à secretaria acadêmica no prazo de 48 horas.
Não será aceita solicitação de aproveitamento de estudos (a) extemporânea, (b) para unidades curriculares realizadas na condição de aluno ouvinte, extraordinário ou especial, (c) em situação de pendência judicial na instituição em que foram cursadas as unidades curriculares ou (d) em curso de estabelecimento não reconhecido pelo MEC.
Caso seja concedido aproveitamento de estudos para uma unidade curricular em que o acadêmico já esteja matriculado, ela será automaticamente registrada no histórico do acadêmico. Nesse caso não haverá restituição de valores até então pagos.
A Lei n. 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, art. 47, parágrafo 4º, prevê a obrigatoriedade de frequência dos acadêmicos, para fins de aprovação.
Para estar apto à aprovação em qualquer unidade, o acadêmico deverá ter presença mínima de 75% nas atividades programadas, com exceção para o internato, que exige presença de 100% das atividades (excetuando-se faltas justificadas — nesses casos é necessário repor a carga horária perdida). Não é permitido o abono de faltas, inclusive com atestado médico, excetuando-se os casos especiais explicados no item 2.8. Qualquer outra declaração apenas justifica a ausência do acadêmico.
Em caso de falta JUSTIFICADA em unidades com avaliações formativas a nota passará a ser composta pela média das demais atividades das quais o aluno participou. Em caso de falta NÃO JUSTIFICADA, a nota da atividade no dia com falta será atribuída como 0,00 (zero).
Após toda avaliação realizada é direito do aluno o acesso à mesma para conferência e questionamento da correção realizada pelo professor. Quando houver discordância quanto à nota atribuída pela avaliação, é facultado ao acadêmico o pedido de revisão de notas das avaliações (parciais ou institucionais) e/ou frequência.
A solicitação de revisão das notas individuais de cada avaliação deve ser realizada diretamente com o professor que aplicou a avaliação em até 24 horas úteis após o lançamento da nota no sistema Web Aluno ou da apresentação da mesma durante revisão de prova, o que ocorrer antes. A solicitação de revisão de notas finais e/ou frequências deverá ocorrer conforme o prazo estabelecido no calendário acadêmico, mediante requerimento via portal Web Aluno.
Ressaltamos que na área da saúde a quantidade de informações presentes sobre um determinado tema é imensa e muitas vezes discordante. Sendo assim, só serão aceitas como referências plausíveis para questionar o resultado de uma avaliação somativa as informações presentes (a) na bibliografia recomendada de cada unidade curricular, (b) na bibliografia complementar de cada unidade curricular, (c) em outras bibliografias apresentadas pelo professor durante a aula, que devem estar devidamente referenciadas e disponíveis aos alunos, ou (d) em bibliografias ou textos postados no mural do Google Classroom ou no sistema Web Aluno. Em nenhuma hipótese o docente ou a coordenação do curso são obrigados a aceitar referências não contempladas acima nas revisões de notas.
Caso o aluno tenha alguma divergência científica quanto ao conteúdo apresentado em sala de aula ou durante as discussões, ele é encorajado a compartilhar o conteúdo com os demais alunos e o docente antes da realização das avaliações para ele possa ser incluído na bibliografia da unidade curricular ou anexada ao mural do Google Classroom.
O rendimento acadêmico é o resultado do processo avaliativo do aluno. Ele é composto por avaliações formativas, realizadas ao longo das aulas, e por avaliações somativas.
Cada unidade curricular terá uma nota máxima de 10,00 (dez) pontos. Será considerado aprovado na unidade curricular aquele que obtiver média igual ou superior a 7,00 (sete) pontos. A nota de cada unidade curricular será composta pela média entre a média obtida nas avaliações formativas e aquela obtida nas somativas.
Caso o aluno não atinja a média mínima para aprovação, será oferecida uma avaliação substitutiva, explicada em seguida. Persistindo a média inferior à mínima para aprovação, o aluno estará com pendência na unidade, devendo matricular-se na mesma em um semestre subsequente. Todos os casos pertinentes serão avaliados pelo Conselho de Classe.
Ao longo do desenvolvimento das unidades curriculares serão realizadas atividades avaliativas elaboradas e aplicadas pelo(s) professor(es) regente(s) da unidade curricular conforme a metodologia aplicada em sala de aula:
Além disso, poderão ser desenvolvidas outras atividades ativas que podem ser utilizadas para avaliação, como quizzes/questionários, think-pair-share, competições, debates e seminários.
Serão realizadas duas avaliações somativas por unidade curricular, elaboradas pelos professores com base no conteúdo discutido e nas referências bibliográficas indicadas. As provas, individuais, ocorrerão conforme o calendário acadêmico, em data e horário definidos pela coordenação, com divulgação nos canais institucionais. As avaliações incluirão questões objetivas e discursivas, seguindo os critérios da Unidade Curricular e normas específicas. Não será permitida tolerância de atraso, e os alunos deverão permanecer na sala até a entrega ou finalização digital da prova, assinando a lista de presença.
No dia da avaliação, não será permitido o uso de aparelhos eletroeletrônicos, salvo aqueles essenciais para a saúde, que poderão ser inspecionados. Os demais dispositivos devem permanecer desligados e guardados. As provas devem ser feitas com caneta esferográfica azul escura ou preta, sendo vedado o uso de canetas apagáveis. Lápis podem ser usados para rascunho, mas questões respondidas a lápis não serão consideradas. Qualquer tentativa de fraude, comunicação indevida ou manipulação de objetos não autorizados resultará na anulação da prova. As salas são monitoradas por vídeo para garantir a segurança e integridade do processo avaliativo.
A avaliação em 2ª chamada é concedida ao acadêmico que faltar à avaliação somativa. Será realizada no prazo estabelecido em Calendário Acadêmico, devendo ser requerida junto à Secretaria Acadêmica no período determinado em Calendário Acadêmico.
O aluno somente estará apto a realizar a avaliação após pagamento da taxa referente ao serviço para cada avaliação perdida e justificativa do motivo da falta por formulário específico. Isenções do pagamento da taxa serão analisadas caso a caso pela coordenação do curso conforme a lei aplicável.
A avaliação substitutiva é uma avaliação especial contendo todo o conteúdo programático da unidade curricular a ser realizada em período previsto no Calendário Acadêmico. Essa avaliação substitui a média obtida nas avaliações somativas (ou seja, não influi na média obtida nas atividades avaliativas formativas).
Sendo assim, só terão a possibilidade de realizar uma avaliação substitutiva os acadêmicos que obtiverem média final inferior a 7,00 (sete) e uma média superior a 4,00 (quatro) nas avaliações formativas.
Independentemente da nota obtida na avaliação substitutiva, a média final máxima que poderá ser obtida após a realização da prova será 7,00 (sete), exceto caso a avaliação substitutiva seja realizada por motivo de doença ou outro motivo justificado que leve à ausência do aluno na avaliação de 2ª chamada.
Oferecendo o curso de Medicina e Tecnólogo em Radiologia e especialização (Residência Médica) em diversas áreas.
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