O Hospital Norte Paranaense (HONPAR) promoveu, no sábado, dia 29 de novembro, um treinamento especializado sobre o uso da ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) em pacientes que aguardam transplante cardíaco. A tecnologia funciona como uma ponte para o transplante, sendo utilizada em casos críticos para manter temporariamente as funções do coração e dos pulmões até que o procedimento seja realizado.
A capacitação foi direcionada aos profissionais diretamente envolvidos no processo de transplante cardíaco, serviço credenciado no HONPAR em agosto deste ano, após avaliação do Ministério da Saúde. A iniciativa representa um avanço fundamental para o atendimento de pacientes da região, que até então dependiam exclusivamente de centros especializados localizados em Londrina ou na região metropolitana de Curitiba.
O médico cirurgião cardíaco Dr. Arnaldo Okino, responsável pelo setor de transplantes cardíacos do HONPAR, destaca que o treinamento é peça fundamental para o preparo da equipe:
“O objetivo é introduzir os profissionais que ainda não conhecem ou aqueles que já sabem se aperfeiçoarem para lidar com o método. No evento apresentamos quais as indicações para a ECMO, principalmente naquele paciente de risco que precisa de suporte avançado de vida e que não consegue mais ser estabilizado com outros métodos, como medicações.”
Já o enfermeiro perfusionista Rodrigo Paludo, especialista em ECMO e palestrante do evento, reforça a importância da iniciativa:
“O nosso evento aqui foi completo. Introduzimos os profissionais na técnica e principalmente no uso correto.
Mais uma vez o HONPAR sai na frente realizando essa capacitação aos seus profissionais.”
Atualmente, o ambulatório de transplantes cardíacos do HONPAR acompanha dois pacientes elegíveis para o procedimento, que já foram direcionados para o sistema nacional de fila. Diferentemente do que muitos imaginam, essa fila não segue ordem cronológica simples, mas um critério dinâmico de prioridade, levando econsideração fatores como: gravidade clínica, compatibilidade sanguínea e proximidade geográfica.



